Ecoarte Recicla

O projeto é executado dentro do Mercado Municipal de São Paulo que teve início em agosto de 2012, obtendo resultados importantes e significativos de reinserção socioprodutiva, bem como de recuperação de resíduos sólidos gerados pelas atividades comerciais.  É coordenado pela OSC, que desenvolve projeto social de inclusão social e produtiva para adultos em situação de rua que estão acolhidos em centro de acolhida, repúblicas, pessoas da comunidade de baixa renda ou sem renda, de ambos os sexos no município de SP.

Há uma articulação com a rede em centros de acolhida do território, no sentido de priorizar o encaminhamento do usuário para participação ao projeto Ecoarte Recicla. Esse usuário é encaminhado para OSC ao qual será realizado entrevista no setor administrativo e posterior atendimento com profissional do serviço social para execução de prontuário e acompanhamento.

No Projeto é realizada a separação do material reciclável produzido no local. Os materiais que são destinados ao lixo, como latas de alumínio, latas de aço, garrafas PET, papelão, papéis e vidros, são separados, prensados e pesados, sendo comercializados para as empresas que reutilizam essa matéria. É um projeto que tem contribuído para autonomia financeira, pois, toda a participação de lucro é dividida pelos coletores, assim também todos os participantes do projeto são inseridos ao MEI- microempreendedor individual.

O Mercado Municipal possui 290 boxes e movimenta cerca de 350 toneladas de alimentos diariamente e recebe aproximadamente 50 mil visitantes por semana. Cerca de 28 toneladas de lixo por dia são retiradas do entorno do mercadão, pela Prefeitura Municipal de SP, (Secretaria Especial de Comunicação, 2014).

Nessa perspectiva é fundamental o manejo adequado dos resíduos sólidos, tendo uma proposta à prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado). Esta diretriz está expressa pela política nacional de Resíduos Sólidos, instituídas pela Lei Federal nº 12.305/2010, que norteia a gestão integrada e o gerenciamento dos resíduos sólidos.

As atividades de separação do lixo do projeto são desenvolvidas em ambiente interno, denominado “Estação Reciclagem”, localizado na extremidade nordeste da edificação do Mercado Municipal, mais exatamente na confluência entre as Avenidas dos Estados, Avenida Mercúrio, Rua da Cantareira.  Esta edificação é tombada como bem do patrimônio histórico brasileiro, paulista e paulistano, apresentamos, portanto o layout das estruturas arquitetônica e Estação Reciclagem.

Figura 1 – Localização do Mercado Municipal Paulistano (Mercado Cantareira)

 A Estação Reciclagem está situada no extremo nordeste da edificação, conforme indica  a Figura 2  a seguir:

Figura 2 – Localização da Estação Reciclagem no Mercado Municipal Paulistano

Público Alvo

Pessoas em situação de rua que estão acolhidos em centro de acolhida, repúblicas, pessoas da comunidade de baixa renda ou sem renda, de ambos os sexos do município de São Paulo.

Capacidade de Atendimento

08 pessoas semestralmente

Recursos Humanos Envolvidos

  • 1 administrador
  • 1 assistente social
  • 15 catadores que passaram no decorrer do ano

Abrangência Territorial

Região Central da Cidade de São Paulo (Parque Dom Pedro).

Articulação em rede

O projeto é desenvolvido junto a Rede Catasampa, o Movimento Nacional dos Catadores, Rede Paulistana, Unidade Básica de Saúde Santa Cecília, AMLURB, Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, CRAS/Sé, Comercio de Aparas de Papel Adriana Ltda e Comercio de Aparas de Papel Nápoles Ltda.

Detalhamento das atividades de capacitação

Reconhecimento dos tipos de materiais a ser triado, a importância dos EPI´s, importância ambiental deste trabalho, forma de uso dos maquinários, e organização do espaço.

ECOARTE OFICINAS

Materiais descartáveis como banners de PVC, retalhos de tecidos, caixa de leite, garrafa Pet e outros materiais que agridem o meio ambiente, são reaproveitados na criação e confecção de sacolas retornáveis, Mochilas, brindes, entre outros. O projeto promove geração de renda, qualidade de vida, aprendizado, reconhecimento do seu valor na sociedade e autoestima. Dispomos de atendimento social e encaminhamentos diversos, como por exemplo, para oportunidades de trabalho e atendimento psicossocial.

Esse trabalho é realizado na instituição, sala para criação de corte e costura local de capacitação de corte e costura no reaproveitamento de resíduo têxtil para confecção de mochilas e sacolas com reaproveitamento de banners.