Restauração do Castelinho

O Castelinho da Rua Apa, construção concluída em 1917, faz parte da primeira ocupação urbana do bairro de Santa Cecília, sendo um dos poucos remanescentes do início do século XX no município de São Paulo que reflete a realidade da belle époque paulistana.

Foi residência da tradicional família Guimarães Reis que, também proprietária do luxuoso “Cine Teatro Broadway” localizado na mesma Avenida São João, teria promovido o Castelinho como espaço de interação social através dos badalados eventos por ela oferecidos.

Esta antiga residência passaria a fazer parte da cultura popular devido à morte de seus proprietários em 1937,um misterioso fato ali ocorrido que, nunca devidamente esclarecido.

Tombada pelos órgãos de preservação Condephaat e pelo município, por sua relevância histórica, cultural e arquitetônica.

Depois de 19 anos, enfim deu-se o início ao projeto de Restauração, tendo como responsável pela produção dos projetos de restauro o arquiteto Milton Nischida, encarregado pela fiscalização a empresa Formarte Projetos Produção e Assessoria Ltda. e pela execução da obra a empresa Pires Giovanetti Engenharia e Arquitetura Ltda. e o valores para execução veio do Fundo dos Interesses Difusos do Estado de São Paulo — FID.

O infográfico abaixo, divulgado na época do inicio da restauração, conta como foi este processo: