Ação Probanho

Este projeto é desenvolvido especificamente para pessoa em situação de rua. Público alvo que vem aumentando no município de São Paulo, Segundo a pesquisa feita pela empresa Qualitest Ciência e Tecnologia LTDA 2019, 24.344pessoas estavam em situação de rua na cidade de São Paulo no ano de 2020. Destas, 11.693 estão acolhidas e 12.651 em logradouros públicos ou na rua. Portanto, o Projeto Probanho atende a população adulta em situação de rua como um suporte para suas necessidades, oferecendo três banheiros: um para PcD e TODXS.

O projeto conta com atendimento de profissional do serviço social para possíveis encaminhamentos e acompanhamentos contribuindo para superação das vulnerabilidades vivenciadas. Apresenta como proposta, o despertar para uma vida nova, a motivação a novos hábitos e ao papel de cidadão com direito e deveres, promovendo a reintegração social e familiar.

Capacidade de Atendimento

AtendimentoQuantidade Mensal
50 atendimentos de banho diário600 atendimentos de banho
30 corte de cabelo120 atendimentos de corte de cabelo

Recursos financeiros utilizados

A Oficina Profissionalizante Clube de Mães do Brasil não mantém convênio com os órgãos públicos ou empresas privadas, porém contamos com doações de pessoa física e voluntários.

Recursos Humanos Envolvidos

01 gestor01 administrador01 assistente social01 orientador20 voluntários

Abrangência Territorial

Região Central da Cidade de São Paulo (Santa Cecília, Campos Elíseos e Barra Funda).

Demonstração da forma de participação dos usuários e/ou estratégia que foram utilizadas em todas as etapas do plano:

Acolhimento e atendimento com profissional do serviço social e toda instrumentalidade necessária, onde é realizado o prontuário e encaminhamentos para banho, troca de roupa, e acesso as políticas públicas do município.

Este profissional de serviço social no seu trabalho tem como principal objetivo responder às demandas dos usuários dos serviços prestados, garantindo o acesso aos direitos assegurados na Constituição Federal de 1988 e na legislação complementar. Há uma responsabilidade desse profissional em intervir para atender as condições de vida do usuário; de acordo esta análise de intervenção são realizados encaminhamentos dos usuários aos espaços da instituição na participação das atividades propostas: saúde, educação, assistência social, previdência social entre outas políticas. Além disso, também, são ofertadas atividades que visam autopromoção do indivíduo, sua reinserção social e familiar, elevação da autoestima e busca de sua autonomia financeira, ou seja, tornando-se protagonista de sua própria história.

Elaboração:

 Este projeto é consolidado pensando na perspectiva da oferta de serviços na proteção social de média complexidade quando se refere às pessoas em situação de rua.

O que caracteriza o serviço de média complexidade?

A Proteção Social Especial de Média Complexidade organiza a oferta de serviços, programas e projetos de caráter especializado que requerem maior estruturação técnica e operativa, com competências e atribuições definidas, destinados ao atendimento a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos.

Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais

E nessa ótica os serviços ofertados no nível de média complexidade são:

  • Serviço de Proteção e Atendimento a Famílias e Indivíduos (PAEFI); 
  • Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade; 
  • Serviço Especializado em Abordagem Social; 
  • Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosos e suas Famílias;
  • Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua.

O Clube de Mães do Brasil, por ser uma instituição que não apresenta convênio com o poder público, não se caracteriza aos serviços ofertados na tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, porém, apresenta um nível de média complexidade quando se trata do serviço especializado no atendimento à população em situação de rua.

Atendimento Total Anual:

Banho: 1.907

Corte de cabelo: 397

Demanda/Encaminhamentos: 546

Total geral: 2.850 atendimentos