ECO Alimentação

O comportamento alimentar de uma criança reflete nos processos de crescimento e desenvolvimento em todos os aspectos. Com a devida atenção e cuidados pode-se promover uma maior expectativa de vida do adulto. A culinária proporciona a vivência de situações e manipulação de objetos, receitas e alimentos, fixando conceitos e moldando o comportamento – como o aproveitamento total de cascas, folhagens e talos. Pensando nessa perspectiva que o projeto Eco Alimentação foi desenvolvido. Em parceria com a Escola Estadual Conselheiro Antônio Prado, alocada no território de Santa Cecília, no aprendizado dos alunos do 4º ano de acordo a grade curricular da Escola, contribuiu na qualidade de vida, com aulas práticas de culinária, com foco no aproveitamento integral dos alimentos, tendo como princípio a transformação nos processos de crescimento e desenvolvimento biopsicossocial.

O projeto que iria recomeçar em Marco de 2020, foi interrompido por todo ano, por causa da pandemia. Todas as informações a seguir são de 2019.

Atendimento

LocalTurmas
Clube de MãesDuas turmas semestrais do 4º ano

Público alvo

Crianças do 4º ano da Escola Estadual Antônio Prado

Recursos humanos envolvidos

  • 1 diretor
  • 1 administrador
  • 2 profissionais chefes de cozinha
  • 1 cozinheira
  • 2 auxiliares de cozinha
  • 1 pedagoga coordenadora
  • 1 assistente social
  • 4 voluntários

Recursos financeiros

A instituição recebeu recurso de doações e voluntariado para execução do projeto.

Caracterização do serviço

Para que a elaboração do projeto aconteça é fundamental o planejamento com os integrantes participantes nas ações para definir todo roteiro de atividades, assim como tomar  decisões para a execução do projeto; definir receitas e o planejamento pedagógico. Nesse sentido, a avaliação aconteceu com a participação dos alunos nas atividades semanal no Castelinho e aprendizado diário em sala de aula.

Acredita-se que o impacto seja positivo na vida das crianças, pois, é fundamental a introdução de alimentos saudáveis para se ter melhor qualidade de vida.

O monitoramento foi realizado com registros de fotos, relatórios sociais e documentais das atividades, a observação ao controle das atividades.

Registros das atividades no ano de 2019

AtividadesManhãTarde
Higiene café ou lanche07h30min13h30min
Atividade Lúdica07h50min13h50min
Sala de Encontro08h10min14h10min
Higiene/ aventais08h30min14h30min
Prática Culinária08h40min14h40min
Organização entrega de aventais10h10min16h10min
Roda10h15min16h15min
Refeição10h30min16h30min
Saída/ Avaliação/fechamento11h00min17h30min

Atividades Pedagógicas