Sustentabilidade

O Clube de Mães do Brasil tem seu trabalho focado na Política dos 5 Rs, que consiste em reduzirreutilizar reciclar o resíduo, repensar hábitos e recusar o que seja danoso a saúde e ao meio ambiente.

“O homem não está desvinculado de seu meio, ele é parte dele. Mudanças de hábitos e conceitos são fundamentais para um mundo socialmente mais justo e ambientalmente mais sustentável.”

Você Sabia?

Eis o tempo de decomposição de alguns materiais e o impacto ambiental que eles causam:  

Papel:

Papel branco, papel misto (revista, catálogo telefônico, etc.), jornal e papelão.
Tempo de decomposição: 1 a 3 meses

Cada tonelada de papel reciclado evita a derrubada de 40 árvores e economiza 2,5 barris de petróleo, cerca de 100 mil litros de água e 5000 kWh de energia elétrica.

Plástico:

Copo descartável, garrafa e copo de água mineral, recipiente e embalagem plástica PET (garrafa de refrigerante), PVC, Saco plástico transparente, isopor, goma de mascar, fralda descartável.
Tempo de decomposição: 200 a 600 anos

As garrafas PET são uma das principais causas de enchentes. Seu descarte incorreto entopem bueiros e galerias.

A reciclagem de uma tonelada de plástico economiza 130 kg de petróleo.

Metal:

Lata de Alumínio
Tempo de Decomposição: 100 a 500 anos

O reaproveitamento de uma tonelada de alumínio evita a extração de 5 toneladas de bauxita, além de economizar 95% de energia elétrica. Cada lata de alumínio reciclado economiza o equivalente a uma TV ligada por 3 horas.

Lata de Aço:
Tempo de Decomposição: Os metais, em princípio, não são biodegradáveis. Uma lata de aço se desintegra em uns dez anos, convertendo-se em óxido de ferro. Em dois verões chuvosos, o oxigênio da água começa a oxidar as latas feitas de aço

A cada 75 latas de aço recicladas evita-se a derrubada de uma árvore que se transformaria em carvão vegetal.
A cada 100 latas refundidas, poupa-se energia equivalente ao consumo de uma lâmpada de 60W acesa por uma hora.
A lata de aço, quando jogada acidentalmente no meio ambiente, enferruja, tornando-se óxido de ferro e voltando à natureza na forma original do minério.

Vidro:

Garrafa, copo e pote.
Tempo de decomposição: 4.000(quatro mil) anos

A reciclagem de uma tonelada de vidro economiza 1,3 toneladas de areia.
A energia economizada com a reciclagem de uma garrafa de vidro dá para manter ligada uma lâmpada de 100W durante 4 horas.
O vidro é 100% reciclável infinitamente. Todos os recipientes de vidro, mesmo os quebrados, podem ser transformados em novos produtos.

Saiba Mais:

– A reciclagem de uma única lata de alumínio economiza energia suficiente para manter uma TV ligada por 3 horas.

– Mais de 160 mil pessoas vivem no Brasil exclusivamente de coletar latas de alumínio e recebem em média 2 salários mínimos por mês, segundo a Associação Brasileira de Alumínio.

– O lacre da latinha não vale mais e não deve ser vendido separadamente. As empresas reciclam a lata com ou sem lacre. Isso porque o anel é pequeno e pode   se perder durante o transporte.

– Para produzir 1 tonelada de papel é preciso 100 mil litros de água e 5 mil kW de energia. Para produzir a mesma quantidade de papel reciclado, são usados apenas 2 mil litros de água e 50% da energia.

– Cada 100 toneladas de plástico economizam 1 tonelada de petróleo.

One Reply to “Sustentabilidade”

  1. Perfeito!
    Estudo sustentabilidade e admiro o movimento.
    Gostaria de receber notícias sobre vocês por e-mail, eventos e formas de auxiliar.
    Obrigada, Giseli

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

one × 1 =