História do Clube de Mães

Maria Eulina Hilsenbeck, fundadora do Clube de Mães do Brasil, conheceu a problemática das pessoas que vivem nas ruas e de onde tirou seu aprendizado.

Saindo da situação de rua em que ela se encontrou há mais de 30 anos, passou por uma fase de readaptação social e fundou a Instituição para atender as pessoas em situação de rua e socialmente vulneráveis.

Após sua fundação, a Instituição começou a desenvolver projetos principalmente de capacitação profissional, inserindo as pessoas no contexto social a ponto de torna-las independentes economicamente, direcionando-as para o mercado de trabalho, estimulando o empreendedorismo e rendas alternativas e, contribuindo com a qualidade de vida, o conhecimento cultural, ambiental e econômico.

A Instituição foi uma das precursoras na cidade de São Paulo e se estendeu para outras cidades do interior do Estado.

Os projetos desenvolvidos  têm potencial para estimular novos participantes a partir das experiências geradas, despertando o interesse de outros conviventes da Instituição em futuras participações.

Permite ao participante das atividades, uma vez  estando na Instituição por mais tempo, que sua permanência na rua e exposto ao contato com as drogas sejam substituídos por conhecimento e aprendizagem.

O resgate de pessoas com dependência química é um processo complexo que exige abordagens multidisciplinares.

As pessoas possuem habilidades e competências que precisam ser estimuladas e desenvolvidas, as questões psicológicas que permeiam a situação de rua e de pobreza podem levar à desmotivação e descrédito pessoal, assim junto ao desenvolvimento social e econômico é necessário o desenvolvimento emocional e cognitivo daqueles que compõe os grupos sociais.

Conheça mais sobre a história e o trabalho de Maria Eulina Hilsenbeck em nossa seção “Mídia”.