Ações Sociais:
> A família em vulnerabilidade e risco social
> A pessoa em situação de rua
Hoje o atendimento na instituição para população em situação de rua contempla capacidade aproximadamente de 476 atendimentos mensais. Atendimento técnico pelo profissional de serviço social, com objetivo de responder às demandas dos usuários dos serviços prestados, garantindo o acesso aos direitos assegurados na Constituição Federal de 1988 e na legislação complementar. Esses atendimentos acontecem todas as segundas, quartas e sextas-feiras, com horário das 10h às 12:30 h e 14 as 17h, nas terças e quintas são realizados atendimentos individuais, participação de reuniões, visitas institucionais e acompanhamentos dos projetos. Há na organização um profissional de psicologia, trabalha na perspectiva de acompanhamento aos usuários contribuindo para o aspecto psicossocial.
Outro atendimento são as ações sociais que acontecem todo último domingo do mês, aproximadamente 300 usuários em situação de rua. É ofertado serviços socioassistenciais, a saber: higienização, corte de cabelo, triagem e acompanhamento da equipe da saúde, alimentação, atendimento jurídico e outros serviços voluntário
O Projeto IBÁ Castelinho tem o objetivo de contribuir na qualidade de vida dos alunos do 4º ano de acordo a grade curricular da Escola Conselheiro Antônio Prado, com aulas práticas de culinária, com foco no aproveitamento integral dos alimentos, tendo como princípio a transformação nos processos de crescimento e desenvolvimento biopsicossocial.
O Clube de Mães do Brasil tem seu trabalho focado na Política dos 5 Rs, que consiste em reduzir, reutilizar e reciclar o resíduo, repensar hábitos e recusar o que seja danoso a saúde e ao meio ambiente.
“O homem não está desvinculado de seu meio, ele é parte dele. Mudanças de hábitos e conceitos são fundamentais para um mundo socialmente mais justo e ambientalmente mais sustentável.”